17/06/2008

sobre hybris, Faetonte, Icaro, contenta-te em ser homem, Babel, Golem, etc. - resignação e caminho do meio X "preguiça e covardia"

pra que vc quer ir além? além do que? além do mais, já estamos lá, aqui no além, já somos transcendência. transmutar joio em trigo, não joio em pão. ou não? sim, talvez.
diria um que é tendência à inércia, ao conservadorismo, após o ímpeto da juventude. outro que prudência é sabedoria, em especial em tais casos. o fool é seeker, mas na ânsia do buscador, move-se demais, rebate-se aleatoriamente, e perde o que já havia ganho.
muita calma nessa hora. muita alma nessa aurora. "verbum sapienti: quo plus habent, eo plus cupiunt".
http://www.youtube.com/watch?v=13GA8JLW9qI

ponderava Marco Aurélio:
"Lembra-te sempre de todos os médicos, já mortos, que franziam as sobrancelhas perante os males dos seus doentes; de todos os astrólogos que tão solenemente prediziam o fim dos seus clientes; dos filósofos que discorriam incessantemente sobre a morte e a imortalidade; dos grandes chefes que chacinavam aos milhares; dos déspotas que brandiam poderes sobre a vida e a morte com uma terrível arrogância, como se eles próprios fossem deuses que nunca pudessem morrer; de cidades inteiras que morreram completamente, Hélice, Pompeia, Herculano e inúmeras outras. Depois, recorda um a um todos os teus conhecidos; como um enterrou o outro, para depois ser deposto e enterrado por um terceiro, e tudo num tão curto espaço de tempo. Repara, em resumo, como toda a vida mortal é transitória e trivial; ontem, uma gota de sémen, amanhã uma mão cheia de sal e cinzas. Passa, pois, estes momentos fugazes na terra como a Natureza te manda que passes e depois vai descansar de bom grado, como uma azeitona que cai na estação certa, com uma bênção para a terra que a criou e uma ação de graças para a árvore que lhe deu a vida."

3 comentários:

Anônimo disse...

'' "Muito bem, serás mais famoso do que Gogol, Pushkin, Shakespeare, Molière, mais famoso do que todos os escritores do mundo — e depois?"

E eu não encontrava resposta absolutamente nenhuma. ''

tolstoi

Anônimo disse...

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AmXv7FDrPWgscIU63OpjsmXI6gt.;_ylv=3?qid=20080617205607AAxfArU

Anônimo disse...

Um pé, no mínimo, deve ficar no chão...e um olho, no máximo, deve fitar os céus...