18/10/2007

tramas psicologicas, macacos e navegações

se apresenta uma determinada trama, em um determinado momento da historia auto-biografica de alguem, e pronto, esse alguem pode passar o resto da vida psicologicamente inserido nessa trama, habitando essa trama. trama como um enredo, uma narrativa, uma história, um mito. e em geral, com muitas pessoas, parece que eh assim; mesmo que sejam varias as tramas elas permanecem relativamente as mesmas ao longo do tempo, de modo que uma pessoa, o que ela eh, sua identidade, eh em geral associado a isso, a essa teia de relaçoes afetivas que possui ou que tem a tendencia a estabelecer. em uma tal trama a pessoa sempre assume um determinado personagem, mas cada um eh tambem todos os outros personagens e toda paisagem e atmosfera. muitas vezes, ou na maioria das vezes, as tramas bem como os personagens nao sao "escolhidos", seja la o q isso signifique; eles "surgem", "aparecem", "se apresentam", ou talvez "se imponham". - isto serah a vida para vc! viva a parte que lhe cabe. nada contra destinos; querer ficar obsecado com a decisao de pra onde o barco vai eh tao tolo como deixar o barco a deriva. eh preciso aprender a seguir os ventos, e se orientar pelas estrelas - entrega. pq, se por um lado a bussola se funda em uma convençao, e eh toda a arbitrariedade de uma convençao, por outro eh em fenomeno natural que inclusive guia aves migratorias, e essas aves sao dignas de confiança. porem, em relaçao a parte que nos cabe, que é a de dar direçao e criar rosas-dos-ventos, o mero dissecar e saber bem como funciona um barco, o mar, e tudo o que envolve navegar, nao eh garantia de sentido, menos ainda de "navegar eh preciso". içar ancora, levantar velas, reeee-mem! tum! reee-mem! ta! terra a vista as vezes eh alivio, as vezes, para os navegantes mais entusiasmados, enfado. mas em um planeta com tanto ceu e mar, eis que o homem eh terrestre. eh terra! peh no chao, o velho peh chato. com ferramentas mais simples ou com maquinas, vai voar, ou mergulhar, ou navegar, mas nada voa e pouco nada por si soh. eh um bipede terrestre. peh torto, perna de pau, peh de moleque, 4 patas: 5 dedos em cada pe, cinco dedos em cada mao. diz o livro de biologia que eh isso que significa ser primata: 5 dedos nas maos, com polegar opositor, alem das caracteristicas comuns a todos os mamiferos. os dedos dos pes nao agarram, soh pisam. e ha quem diga que certos cogumelos fazem um hommo sapiens virar um hommo sapiens sapiens. um macaco com asas eh um bicho muito loco.
**



o super monkey de estimaçao




esse eh um macaco hibrido do tipo kimera




o avoo dos homens-macacos lunares




os mokeys do template





pq ser macaco eh ser linhagem de macaco, ser macaco pai e macaco filho, procriar macaco


macaco convidado entra de fininho




macaco marinho, do tipo que quer viver no fundo do mar


macaco eh pulmao e entao oxigenio do ar, nao da agua; mergulho de investigaçao temporario -a tona, sempre a tona, voltar a tona, nao se esqueça da tona!!



no monkey business



monkey business na sombra! sem fundamento



pra voltar ao ponto das navegatinas, nesse post que virou um post sobre macacos




uma daquelas teias pintadas por cientistas


teias de caracteres verdes




essa me pareceu uma boa figuaraçao de uma boa trama: um roda-ciclo-re-ciclo que no meio eh estrela e tem cores e braços abertos




Nenhum comentário: